Relatório indica a necessidade de mais cuidados no combate à AIDS | Farmalar

Relatório indica a necessidade de mais cuidados no combate à AIDS

A AIDS, causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), é uma doença que ainda exige muitos cuidados relacionados à prevenção. Nos últimos anos, o número de casos registrados de pacientes com AIDS tem crescido de forma desigual ao redor do planeta, o que indica a necessidade da atenção dos grandes líderes. Atualmente já se percebe que, caso medidas não sejam tomadas para incentivar a prevenção da doença, as chances de que o mundo atinja 7,7 milhões de mortes causadas pela AIDS na próxima década são altas.

A preocupação em torno disso tornou-se ainda mais presente após a publicação do Relatório do Dia Mundial Contra a AIDS deste ano, nomeado como “Desigual, despreparado, sob ameaça: por que é preciso ação ousada contra as desigualdades para acabar com a AIDS, parar a COVID-19 e se preparar para as futuras pandemias”. O documento apresenta o Brasil como um país que tem feito um forte trabalho nesse sentido, principalmente nas comunidades periféricas.

Quando o assunto é combate à AIDS, a América Latina, de forma geral, mostra uma participação marcante em diversas ações cujas lideranças são comunitárias. A partir dessas iniciativas, cada vez mais pessoas levam apoio a quem precisa, seja de forma presencial ou online. Além disso, foi por meio de algumas delas que pacientes em situação de vulnerabilidade social puderam ter acesso aos medicamentos necessários para o seu tratamento.

No entanto, de acordo com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), as ações que podem contribuir para a prevenção e a conscientização sobre a AIDS vêm sendo muito negligenciadas pelos líderes responsáveis nos demais países, o que faz com que muitas pessoas sejam prejudicadas. Entre os problemas que podem ser causados a partir disso estão restrições às vacinas, aos medicamentos e às diversas tecnologias necessárias à saúde.

A identificação do vírus HIV no organismo não significa, necessariamente, a manifestação da AIDS. Por isso, se você esteve em alguma situação de risco, busque ajuda médica para diagnosticar a doença imediatamente. Quanto mais cedo a AIDS é identificada, maiores são as chances de que o paciente receba um tratamento adequado e seja capaz de ter uma vida normal.