Entenda a importância de respeitar o prazo de validade dos cosméticos | Farmalar

Entenda a importância de respeitar o prazo de validade dos cosméticos

Todo produto fabricado de modo industrial apresenta a sua data de validade registrada na embalagem. No caso dos alimentos, essa data costuma ser respeitada, afinal os riscos de intoxicação causada pela ingestão de comida estragada são bem conhecidos. No entanto, quando falamos de cosméticos, muitas pessoas acabam não dando a mesma atenção, e utilizam, despreocupadamente, produtos após o prazo de validade.

Diante disso, é importante que saibam que, além de apresentarem menor eficiência, os cosméticos cujos prazos de validade se encontram vencidos podem provocar prejuízos à saúde de quem os utiliza.  Considerando que o prazo presente na maioria das embalagens refere-se ao tempo de duração do produto enquanto estiver fechado, algumas marcas já têm feito embalagens que também indicam o prazo após a abertura.

Para que problemas sejam evitados, nenhum produto vence exatamente na data registrada na embalagem. No entanto, essa data serve como uma garantia do fabricante, que deve se responsabilizar pela qualidade do item até o período indicado. Por isso, é importante saber que quando o uso do produto é feito após a validade, qualquer reação adversa que o cosmético possa provocar não terá mais o respaldo do fabricante.

No caso de produtos que contêm vitamina C ou antioxidantes há também o risco de que o item perca a sua eficiência antes mesmo do prazo de validade apresentado. Essa possibilidade ocorre quando o cosmético não é armazenado adequadamente ou quando é contaminado por impurezas, o que pode ser evitado quando os usuários lavam as mãos cuidadosamente antes do uso ou utilizam espátulas para manusear os produtos.